terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mas afinal, os dinossauros surgiram do nada?

Alguns cientistas - como os paleontólogos - estudam a origem da Terra tentando encontrar pistas do que aconteceu no passado.
Devido a alguns estudos, sabemos que nosso planeta é muito antigo: surgiu há cerca de 4,5 bilhões de anos. Sabemos também que, durante muito tempo a Terra foi um planeta sem vida. A superfície do planeta era extremamente quente, coberta de material incandescente. O planeta era tão quente que a água se mantinha no estado gasoso, não existia água líquida. Na atmosfera de Terra primitiva, existiam muitos gases tóxicos. Nenhum ser vivo sobreviveria nessas condições.
Com o passar do tempo, o planeta foi resfriando. Com temperaturas mais baixas houve um acúmulo de água líquida e, assim, os oceanos começaram a se formar. Os cientistas estimam que foi há cerca de 3,8 bilhões de anos que surgiram os primeiros seres vivos. Ninguém sabe ao certo como eles eram, mas os estudiosos imaginam que eles viviam na água, eram microscópicos e formados por uma única célula, como as bactérias.
O que aconteceu, então, para que surgissem tantos outros seres vivos, como os que vemos hoje?
Muitos cientistas tentaram resolver essa questão. A explicação mais aceita hoje diz que os seres vivos foram se modificando muito lentamente, e deram origem a outros seres vivos. Estes, por sua vez, também se modificaram com o tempo, dando origem a outros seres, e assim por diante. Por esse processo surgiram todos os seres que vivem os já viveram na Terra.

Alguns animais que viveram há cerca de 500 milhões de anos.

Alguns animais que viveram há cerca de 200 milhões de anos.

Alguns animais que viveram há cerca de 37 milhões de anos.

Alguns animais que viveram há cerca de 6 milhões de anos.

Alguns animais atuais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário