Você Sabia?

  1. Que o Tiranossauro-Rex (lagarto tirano) é o dinossauro com o cérebro de maior volume.
  2. O Tiranossauro-Rex tinha o olfato mais apurado de todos os dinossauros carnívoros.
  3. Os corpos gigantescos dos dinossauros deixaram enormes pegadas. Algumas se fossilizaram e ainda é possível observá-las em várias partes do mundo.
  4. Todos os dinossauros carnívoros eram bípedes.
  5. A maioria dos dinossauros eram bípedes, enquanto grande parte dos animais da era moderna são quadrúpedes.
  6. A cor das penas da ave é um indicativo do seu estado de saúde.
  7. Os ovos de dinossauros são do tamanho de uma bola de futebol e sua forma é principalmente esférica e alongada. Os Saurópodes botavam ovos esféricos, enquanto os Terópodes (pés de besta) botavam ovos alongados.
  8. Centenas, ou talvez, milhares de fêmeas de Titanossauro se reuniam na região conhecida como Auca Mahuevo, em Neuquén, Argentina. As milhares de cascas de ovos fossilizadas nessa área sugerem que as fêmeas voltaram durante várias temporadas para desovar naquele local.
  9. As baleias chegam a atingir tamanho maior que o dos dinossauros. A baleia-azul é o maior animal que já existiu. Em geral, a baleia azul pesa entre 100 e 500 toneladas, enquanto os dinossauros atingiam entre 30 e 80 toneladas.
  10. O Argentinossauro, um dinossauro de 100 milhões de anos é o maior animal terrestre que se tem conhecimento até hoje. Media cerca de 40 metros de comprimentos e pesava cerca de 80 toneladas, praticamente o equivalente a 10 elefantes, juntos.
  11. Se for aplicada a proporção de 16% entre pele e peso corporal nos dinossauros de grande porte, é possível afirmar da pele do Argentinossauro, de cerca de 80 toneladas, era de 12,8 toneladas.
  12. Os olhos do Velociraptor (ladrão veloz) eram tão grandes que quase não deixavam espaço no crânio para os músculos oculares. Por isso, esta ave tinha que girar toda a cabeça para conseguir olha para os lados.